O Líder dos Sonhos

Idéias sobre Autoconhecimento e Liderança

A Perdigão venceu 2 campeonatos

with 5 comments

 

Nildemar Secches (à esquerda) é o FenIomeno!

Nildemar Secches (à esquerda) é o Fenômeno!

Como dona da Batavo, venceu o Campeonato Paulista 2009 com a vitória do patrocinado Corinthians. Mas a grande vitória mesmo foi na fusão com a Sadia.

Trabalhei na empresa do Lequetreque (aquele franguinho simpático que estampa os comerciais) durante 8 anos, sendo que nos últimos 4 fiz parte do corpo executivo. Eu percebia um grande orgulho em todos por fazer parte de uma das principais empresas do país. O exemplo de liderança do fundador, Attilio Fontana, permeava os corredores, principalmente na antiga cidade sede, Concórdia. Havia uma aura mágica que embalava o crescimento constante. Os feitos dele eram comentados por todos.

 

O Lequetreque já tomou partido.

O Lequetreque já tomou partido.

Em meus tempos por lá, a Sadia era cerca de 3 vezes maior do que a Perdigão, que passava por momentos de crise até ser capitaneada pelo competentíssimo Nildemar Secches. Com experiência no BNDES, ele assumiu o compromisso de salvar a empresa, mas acredito que ninguém na Sadia imaginava a que ponto chegaria esta história.

Neste tempo, a Perdigão comprou a já citada Batavo, as margarinas da Unilever, a Sino dos Alpes Alimentos, entra tantas outras empresas. Até que, em 2007, deu o golpe de misericórdia: comprou a gaúcha Eleva e ultrapassou a concorrente. Isso tudo aconteceu em menos de 18 anos, esquivando-se inclusive de uma oferta de compra hostil por parte da Sadia.

Esta é uma grande vitória da Perdigão, que merece todas as honras por sua competência. O modelo de liderança e sua gestão deram um banho de profissionalismo no campeonato do mercado. Só espero que meus grandes amigos que por lá trabalham tenham espaço na Brasil Foods, e que sem acostumem a morar em Itajaí, que será a sede da nova empresa.

Ah, e espero que Attilio Fontana não revire-se na tumba.

Anúncios

Written by Nilzo Andrade

20/05/2009 às 10:55 pm

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fala Nilzo!
    Caramba, bacana aqui hein?

    Clean e mas atualizado (o que no meu conceito cumpre sua função).
    Então, que coisa hein? E agora como ficam as marcas? Serão unificadas ou trabalhas independentemente? E o “downsizing”? Acho que terão alguns problemas em trabalhar com linhas de produtos que concorriam entre si… Mas, isso mostra a competência e a voracidade do mercado brasileiro. Só se fala nisso nos últimos 3,4,5 dias! Impressionante!
    E, separe suas histórias de empresa para me contar pessoalmente! Ok?

    Muito legal aqui. Abraço!

    Bruno Barros

    20/05/2009 at 11:51 pm

  2. Obrigado pela visita, Brunão!
    A princípio, parece que as marcas serão mantidas, pois elas tem força. Na minha opinião pessoal, a marca Sadia deve ser a única no futuro, pois ela tem mais tradição e mais apelo junto aos clientes.
    As demissões ocorrerão, sim. Principalmente nas áreas administrativas, pois não haverá a necessidade de ter dois corpos administrativos.
    Pode deixar, lhe contarei todas as histórias!
    Abs!

    Nilzo Andrade

    21/05/2009 at 7:56 am

  3. […] This post was Twitted by NilzoAndradeJr – Real-url.org […]

  4. Empresa que trata animais como objetos não deveria ser comentada. O blog é muito bom fora esse post, o que mais tenho vontade de ler.

    Gustavo Hanke

    23/05/2009 at 10:24 pm

  5. Obrigado pela leitura e pela crítica, Gustavão!
    Pois é, eu tenho este karma por ter trabalhado em uma empresa de abate :). Mas espero estar contribuindo com a atenuação dele.
    Grande abraço e continue sugerindo!

    Nilzo Andrade

    24/05/2009 at 5:32 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: